O projeto Mundos Distantes, surgiu em 2013, com o propósito de discussões sobre a música na composição dos jogos, trazendo à cidade de Uberlândia a oportunidade de reunir fãs, desenvolvedores de jogos e músicos para apreciar concertos feitos para celebrar o sucesso de grandes franquias de jogos e também para conhecer um pouco da complexidade em produzir trilhas sonoras para esse tipo de mídia interativa. Sobre o fascínio que essas mesmas músicas nos remetem ao ouvi-las, nos transportando para os diversos mundos idealizados nas mentes dos grandes produtores de jogos como Final Fantasy, Chrono Trigger, God of War, Halo, Sonic entre outros vários mundos fantásticos, criados eletronicamente. Os 25 anos da franquia Final Fantasy, a qual deu o nome de nosso projeto. O concerto “Distant Worlds: Returnig Home, music from Final Fantasy”, nos leva ao universo fantástico criado por Hironobu Sakaguchi e os grandes clássicos musicais dessa série, compostas por Nobuo Uematsu, que atravessa gerações e nos chega os ecos desse mundo até hoje.

O projeto iniciou sua execução na oficina cultura (2013) e Universidade Federal de Uberlândia (2014-2015).


Junto com essa proposta iniciamos em 2013, a exibição e análise de animações de diversas partes do Mundo, comentadas por professores da Universidade Federal de Uberlândia. Em 2015, promovemos um eixo junto as escolas públicas com ajuda do cinema na ACIUB - Associação Comercial e Industrial de Uberlândia - vinculado ao Núcleo de Sustentabilidade, atendendo o ensino fundamental, trazendo a mesma proposta do debate realizado na universidade. Com intensão de produzir material de pesquisa sobre as percepções dos alunos sobre animações e como esta se inserida em seu contexto de vida.

Auditório da ACIUB com capacidade para 120 pessoas

Orientação aos alunos sobre a animação e como co-produzir a partir dela.

                           Sinopse de nosso acervo

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida). A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.

Nome: Akira

Direção: Katsuhiro Otomo

Ano de Lançamento: 16/07/1988

Produção: Tokyo Movie Shinsha

Duração: 128 minutos

Ibara no Ou: King of Thorn ~ O castelo da Medusa

Um vírus misterioso, conhecido como Medusa, se espalha por todo o Japão, transformando suas vítimas em pedra. Para escapar desse vírus mortal, um grupo de pessoas serão colocadas em cápsulas de animação suspensa, enquanto aguardam a descoberta de uma cura.
Kasumi, uma das escolhidas, é levada para o centro de animação suspensa dentro de um antigo castelo. Quando despertam do sono de animação suspensa, Kasumi e os outros percebem que o local não é o mesmo de antigamente.O castelo está coberto de espinhos, igual à história de “A Bela Adormecida”, e os pacientes, que acabaram de despertar,
são atacados por monstros desconhecidos!

Por quanto tempo eles dormiram? De onde vieram os monstros? O que aconteceu com o mundo? Em meio a esse enigma, a fuga dos sobreviventes começa…

 

Título: Ibara no Ou

Direção: Kazuyoshi Katayama

Escrito: Kazuyoshi Katayama , Hiroshi Yamaguchi

Estúdio: Sunrise

Duração: 120 minutos

 

Quando Marnie estava aqui – Omoide no Marnie

Anna é uma garota muito solitária que vive com seus pais adotivos e não tem amigos. Ao se mudar para a cidade de Norfolk, acaba se tornando amiga de Marnie, que na verdade, não é bem aquilo que aparenta ser. A amizade das duas vai bem até que um dia, Marnie desaparece misteriosamente. Algum tempo depois, uma nova família se muda para casa onde ela vivia e Anna acaba fazendo amizade com as pessoas de lá, e vai descobrir coisas muito estranhas sobre sua amiga.

Título: Omoide no Marnie

Direção: Hiromasa Yonebayashi

Produção: Studio Ghibli

Ano de Lançamento: 19/07/2014

 

Wonderful Days

Em um futuro não muito distante (para ser mais exato, em 2142 d.C), no qual o nosso planeta fora devastado e está coberto pela penumbra das nuvens negras (causadas pela poluição inimaginável do ar), a única cidade que sobreviveu fora ECOBAN, e é esta cidade que mantém o planeta com índices de poluição altamente elevados, porque é da poluição que ela se mantém.Uma cidade altamente egocêntrica, que não mede esforços para separar os “puros” dos “impuros” (estes últimos, conhecidos como “Marrians”), e que tem em seu governante um homem imperialista, inescrupuloso, intolerante para com a vida humana.

ECOBAN é gerenciada por completo pelo avançado sistema DELOS: é lá que se encontra tudo, absolutamente tudo, sobre a cidade imperialista. O jovem Shua tentara invadir o sistema DELOS para conseguir algo que faça essa impenetrável barreira sucumbir, mas quando estava copiando os dados, os guardas de ECOBAN o avistam e ele tem de fugir. Mas o pouco que ele copiara é o suficiente para mostrar que ECOBAN está entrando em colapso por falta de energia, de acordo com o Dr. Noah, um antigo habitante de ECOBAN.

Ao redor da cidade de ECOBAN existe uma comunidade conhecida como “MARR”. Os habitantes de MARR, conhecidos como Marrians, são utilizados como escravos por ECOBAN, sem direito algum a dignidade. Os Marrians são menosprezados por ECOBAN ao ponto desta não os considerar como seres humanos, levando a um total desprezo pela raça dos “impuros”. Os Marrians têm como motivação, um dia, conseguirem se libertar das mãos de ECOBAN e, assim, acabar com a poluição no planeta, e têm em Shua a sua maior esperança de liberdade.

Para não permitir a libertação dos Marrians, a cidade de ECOBAN conta com 2 pessoas, a bela jovem Jay e o comandante Cade. Além de bela, Jay é uma mulher piedosa, e são essas qualidades que fazem Cade se apaixonar por ela, mas o comandante guarda um segredo que pode modificar toda a vida de Jay.

Título Original: Wonderful Days
Gênero: Ação/Animação/Fantasia
Lançamento: 2003
País de Origem: Coréia do Sul
Duração: 86 min
Direção: Moon-saeng Kim

 

Nausicäa do Vale do Vento

Mil anos após os 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo Mar da Corrupção; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar.

Nausicaä é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos.

A princesa Nausicaä é carismática, jovem e corajosa. Seu nome vem da princesa Nausicaä que ajudou Odisseu. Parte de sua personalidade veio do conto do folclore japonês A princesa que amava insetos.

Título: Kaze no Tani no Nausicaä

Direção: Hayao Miyazaki

Ano de Lançamento: 1984

Produção: Studio Ghibli

Duração: 116 minutos

 

Hotaru no Haka – O túmulo dos vagalumes

O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.A partir daí o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e de sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

Títluo: Hotaru no Haka

Direção: Isao Takahata

Produção: Studio Ghibli

Ano de Lançamento: 1988

Duração: 93 minutos

 

A viagem de Chihiro

Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles. Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.

Título: Sen to Chihiro no Kamikakushi

Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Studio Ghibli

Ano de Lançamento: 20/07/2001

Duração: 124 minutos

 

Ghost in the Shell 2: Innocence

Ano 2032. Batou, agente da Seção 9, é designado para investigar uma série de assassinatos de figuras importantes da sociedade, supostamente mortas por uma série de bonecas/robôs, as “Gynoids”, que avariam, matam os respectivos donos e em seguida se autodestroem. Na ausência da Major Kusanagi, que desapareceu em misteriosas circunstâncias e deixou fortes memórias a Batou, é-lhe atribuído um novo colega, Togusa, ex-detetive da polícia. Os dois perseguem o criador das Gynoids sendo sucessivamente confrontados com a diferença entre homem e máquina, cada vez mais difícil de distinguir.

Título: Ghost in the Shell 2: Innocence

Direção: Mamoru Oshii

Produção: Production I.G

Ano de Lançamento: 2004

Duração: 100 minutos

 

 

Paprika

Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

Título: Paprika

Direção: Satoshi Kon

Produção: Madhouse

Ano de Lançamento: 2006

Duração: 90 minutos

Steamboy

 

Ray Steam é um jovem inventor que recebe de seu avô, pelos correios, uma estranha bola de metal conhecida como Steam Ball. Esta incrível invenção comporta uma nova espécie de energia, que tem a capacidade de suprir uma nação inteira. Ao tentar proteger a esfera da inescrupulosa Fundação O’Hara, Ray descobre aos poucos os fantásticos poderes que a bola possui.

 

Título: Steamboy

Direção: Katsuhiro Otomo

Produção: Sunrise

Ano de Lançamento: 17/07/2004

Duração: 128 minutos

 

O Castelo Animado

Sophie acha que seu destino é continuar com a chapelaria da família e não tem ambições. Certo dia quando saiu para visitar sua irmã Lettie ela é importunada por alguns oficiais do exército, mas é salva por um bonito jovem.

Mas isso atrai a atenção da Bruxa do Nada (Bruxa das terras abandonadas na versão brasileira) que lança-lhe um feitiço que a transforma numa velha. Ela decide sair de casa em busca de um modo de quebrar a maldição, mas não sabe para onde ir.

Ela liberta o espantalho enfeitiçado Cabeça de Nabo que a ajuda levando ela até o castelo de Howl. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago.Pela manhã ela descobre que o jovem que a havia ajudado é Howl e, quando este pergunta-lhe quem ela é, Sophie diz que é a nova faxineira, pois o castelo é o lugar mais sujo em que já esteve! O aprendiz Markl até achou isso tudo meio suspeito, mas Howl não diz nada contra.

A situação piora, pois, com o desaparecimento do príncipe do reino vizinho os reinos entram em guerra e Howl é convocado para lutar por seu rei e por sua antiga mestra Madame Suliman. Mas Howl não é alguém que aceita ordens facilmente.

Título: Howl no Ugoku Shiro

Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Studio Ghibli

Duração: 119 minutos

Ano de Lançamento: 2004

 

 

 

Gedo Senki

Direção: Goro Miyazaki

Produção: Studio Ghibli

Ano de Lançamento: 29/07/2006

Duração: 115 minutos

 

 

O Mundo dos Pequeninos

 

Arrietty, uma pequena garota, porém persistente, de 14 anos de idade, mora com os pais no recesso do jardim de uma casa no subúrbio, sem o conhecimento do proprietário e de sua empregada. Como todas as pessoas pequenas, Arrietty permanece escondida das pessoas, exceto durante ocasionais empreendimentos secretos além do assoalho para “emprestar” pequenos fragmentos, como cubos de açúcar, dos humanos, donos da casa. Mas quando Sho, de 12 anos, um menino humano, vem para ficar na casa, descobre sua misteriosa companheira em uma noite, uma amizade secreta floresce. Se descoberto, o relacionamento deles poderia levar a família de Arrietty de casa, direto para o perigo.

Título: Karigurashi no Arrietty

Direção: Hiromasa Yonebayashi

Produção: Studio Ghibli

Ano de Lançamento: 17/07/2010

 

Wolf Children – Crianças Lobo

O tema deste filme é o amor entre pais e filhos. A história cobre 13 anos e começa com Hana, uma estudante de faculdade de 19 anos, que se encontra e se apaixona, daquela forma intensa vista nos contos de fadas, por um “lobisomem”. Depois de se casar com ele, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo — A mais velha, Yuki (neve), nasceu em um dia em que nevava, e Ame (chuva), o mais novo, nasceu em um dia chuvoso. Os quatro viviam tranquilamente em um canto da cidade, para esconder a existência de “crianças lobo”, mas, quando o lobisomem morre de repente, Hana decide se mudar para uma cidade rural, distante da modernidade.

Título: Ookami Kodomo no Ame to Yuki

Direção: Mamoru Hosoda

Produção: Studio Chizu e Madhouse

Ano de Lançamento: 2012

Duração: 117 minutos

 

O Menino da Floresta

A família Courge vive isolada na floresta. Enquanto o pai, tirânico (voz de Jean Reno) impede o filho de sair do local, o pequeno (voz de Lorànt Deutsch) cresce como um selvagem, sem saber da existência de um mundo exterior. As únicas amizades do garoto são os fantasmas da natureza, até o dia em que um evento inesperado o força a sair da floresta. Lá fora, ele descobre a existência de um vilarejo e de uma garotinha chamada Manon.

Título: Le Jour de Corneilles

Direção: Jean-Christophe Dessaint

Produção: Finalement, Je suis bien content, Folimage, Studio 352, Walking the dog, Digital Graphics, Max Films, Jahngin

Duração: 96 minutos

 

O Jardim das Palavras

Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim Japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam sua relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima…

Título: Kotonoha no Niwa

Direção: Makoto Shinkai

Produção: CoMix Wave Films

Ano de Lançamento: 31/05/2013

Duração: 46 minutos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *