Nota de Esclarecimento Mais Dados 2017

No dia 29 de novembro de 2017, a ONG Narrativa da Imaginação publicou a Edição 2017 da Revista Mais Dados oficialmente neste site e fez algumas divulgações do material.

Poucas horas depois visualizamos uma nota de repúdio publicada em um grupo online, na rede social Facebook por um dos autores que submeteu um artigo para publicação, Tadeu Rodrigues Iuama, questionando a postura da Instituição, que teria publicado indevidamente um outro trabalho de sua autoria.

O erro foi constatado, a Revista foi retirada do site imediatamente e uma Nota de Esclarecimento foi publicada no mesmo grupo, explicando as razões para o ocorrido e as medidas tomadas para correção e retratação mediante o fato.

Abaixo, segue a referida a Nota de Esclarecimento da Instituição, publicada por Bruna Fontana, Editora Chefe da Revista na data do ocorrido.

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

Venho por meio dessa, em nome da Equipe Editorial da Revista Mais Dados, veículo acadêmico publicado pela ONG Narrativa da Imaginação, prestar os devidos esclarecimentos frente ao grave erro cometido pela Equipe ao publicar a Dissertação “PROCESSOS COMUNICACIONAIS NOS JOGOS NARRATIVOS: A RELAÇÃO ENTRE O ROLEPLAY E AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS PLAYERS” de autoria do Sr. Tadeu Rodriguesindevidamente na Edição 2017 da Revista, representada por mim e pelo Sr. Rafael Rocha.

Confirmamos, como expresso pelo Sr. Tadeu Rodrigues em nota de repúdio, que houve um diálogo entre ele e a Narrativa da Imaginação (mais diretamente com Rafael Rocha e posteriormente comigo) sobre a possibilidade de publicar a referida dissertação como E-book, porém não como parte da Revista. Opção essa descartada pela ONG mediante o desejo expresso do autor de publicar por outra editora, mantendo submetido para a Revista apenas seu artigo, que já havia sido enviado.

Infelizmente, estava no planejamento da Mais Dados contar com uma Equipe de quatro pessoas na preparação do material, sendo que após o início dos trabalhos, em momento inoportuno, três dessas alegaram por motivos pessoais diversos não estarem mais disponíveis. Esse ocorrido gerou uma alta sobrecarga da Equipe, sobre um único membro, com alto volume de trabalho em um curto espaço de tempo.

Dessa forma, mesmo adiando por um mês a publicação da Revista, várias atividades de finalização, incluindo a inserção de materiais já prontos, se estenderam para a semana de véspera da publicação, em que a Equipe foi obrigada a trabalhar inclusive à noite, em respeito a todos que enviaram seus trabalhos para a Edição 2017.

No momento de inserção dos materiais, recebidos pela revista por e-mail, ambos os trabalhos do Sr. Tadeu foram colocados na Edição (tanto o artigo autorizado quanto a dissertação, não autorizada) por confusão das respectivas mensagens eletrônicas. Sendo que a referida dissertação de forma nenhuma foi selecionada para publicação por falta de ética ou desejo de apropriação de conteúdo intelectual pela Revista Mais Dados ou pela ONG Narrativa da Imaginação, que repudiam veementemente esse tipo de atitude.

Expressamos nossas profundas desculpas pelo ocorrido diante do Sr. Tadeu Rodrigues; da UNISO (Universidade de Sorocaba) que possui o material disponível em seu site; e diante de todos os leitores, colaboradores, pesquisadores e demais pessoas ligadas à Revista.

Também ressaltamos nosso respeito ao trabalho do Sr. Tadeu Rodrigues, que em outros momentos também atou como colaborador do nosso trabalho voluntariamente mais de uma vez.

Novamente, compreendemos a gravidade desse equívoco tal como os prejuízos que poderiam ter sido causados ao Sr. Tadeu Rodrigues. Também informo oficialmente o meu desligamento da Equipe Editorial da Revista Mais Dados a partir do ano que vem, já previsto há alguns meses, porém que afasta qualquer possibilidade de dúvida sobre a conduta ética ou descuido da Equipe da Revista Mais Dados, visto que me responsabilizo inteiramente pelo erro.

O documento que afirma esse afastamento também será publicado no site da ONG tão logo esteja assinado pela diretoria da instituição.

Ressaltamos que tais equívocos não se repetirão e informamos que a presente nota de esclarecimento também será publicada dentro da Revista atualizada e corrigida, que será disponibilizada amanhã (30/11/2017) no site da ONG Narrativa da Imaginação.

Bruna Fontana”

Lamentamos o fato e esperamos que demais prejuízos à imagem da ONG Narrativa da Imaginação não sejam gerados pelo equívoco, tanto quanto aos seus membros, sejam eles voluntários da NDI Editora, Revista Mais Dados ou quaisquer outros projetos desenvolvidos pela Instituição.

Link do pedido de desligamento validado 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *