Apresentação

Narrativa

Vem do Latim Narratio significa relacionar cenas, pessoas, coisas de maneira coesa promovendo uma ordem.

Imaginação

Característica que torna cada ser humano único, o que dá singularidade a sua forma de pensar, agir, acreditar e sentir. Estamos falando aqui da Imaginação criativa.

Narrativa da Imaginação

Forma única que cada um tem de se relacionar consigo e com o outro. E que pode continuamente ser aperfeiçoada por meio da educação.

QUEM SOMOS


Uma instituição educacional atuante na pesquisa, produção, divulgação e aplicação de inovações para a educação por meio de jogos narrativos cooperativos (RPG, larp, cardgame, boardgame e swordplay), tecnologia e linguagens artísticas.

MISSÃO


Promover a melhoria na qualidade das relações humanas em espaços educacionais com excelência e sustentabilidade.

VISÃO


Ser a melhor instituição educacional promotora e desenvolvedora de jogos narrativos analógicos com projetos de qualidade pautados nos critérios da inovação, cultura e valores humanos, sendo referência em estratégias de ensino e aprendizagem.

VALORES


Somos sempre Transparentes, agindo com honestidade em pensamentos, palavras e ações.

Nossa Conduta condiz com gentileza ao ensinar e aprender.

Nossa Disciplina é pautada em um continuo aperfeiçoamento intelecto-moral;Estatuto

Nossa Integridade é composta pelos valores humanos: paz, verdade, ação correta, não violência e amor.

Nosso Amor esta em criar condições para o
desenvolvimento de talentos e potências inerentes a cada ser.


HISTÓRIA


Era uma vez (em 2009)… um aluno que disse, mais ou menos assim,

“nós não somos amigos, são eles lá e nós aqui”,

a voz de uma realidade de violência.


Professores e alunos inimigos prediletos, lutando um com o outro sem saber o motivo. Essa foi a angústia inicial de nossa história.


Como romper uma barreira de ódio e trazer a paz e felicidade para a escola?


DSC06414

 

Em 2010 uma hipótese surgiu dentro da esfera acadêmica, como o RPG articulado como metodologia educacional, poderia melhorar a qualidade das relações professor-aluno?

Essa hipótese se baseava na crença que, faltava um canal de comunicação entre professor e aluno, mas esse não era o real problema, faltava um canal de expressão e foi o que o RPG fez. Demos um passo, da academia para dentro da escola.

O professor agora era um desenvolvedor de jogos educacionais.

Em 2011, iniciou-se um ciclo de eventos comunitários como um coletivo cultural os “Encontros RPG Uberlândia” no intuito de apresentar o RPG a comunidade, com o tempo tantos jogadores foram aglutinados e surgiu o Festival Cultural de Jogos (2013).

Com o tempo, em dialogo com a secretaria de Cultura, se abriu espaços públicos para a comunidade ter um espaço lúdico público (projeto Jogado na Mesa, 2013) e por que não falar a sério de animações e músicas de jogos?   Sugiram os projetos Mundos Distantes e Anima Clube (2013), também atualizamos o curso de formação para desenvolver jogos narrativos agregando o larp, cardgame e boardgame.

Após esse movimento, chegou o momento de normatização. E oficialmente em 2014 a instituição foi fundada, iniciando palestras e para ter maior respaldo para o trabalho, foi  fundada uma editora popular, que proporcionou a produção de muitos livros e jogos da instituição e a Revista Cientifica Mais Dados (2014), única em sua categoria, e iniciamos parcerias com o setor privado, produzindo assim o RPG de cultura afro brasileira Omorixá.

Em 2015, com a utilidade pública municipal e registro como Oscip, anexamos o projeto Jogado na Mesa com a parceria da Associação Brasileira de RPG. Foi aberto um espaço de atividade recreativa e psicomotora no parque da cidade, surgiu o Projeto Caminhos do Mestre, apresentando esgrima medieval para disciplina e diversão para a comunidade.

Em 2016 continuamos a produzir livros e jogos educativos, em especial em parceria com a Fundação Cargill, estamos na produção em larga escala de um jogo de Cartas, voltado a educação alimentar. Também inauguramos nosso trabalho de atendimento terapêutico para grupos de professores.

CRONOGRAMA DE FUNCIONAMENTO

Atuamos segundo o calendário escolar.

Iniciamos nossas atividades em 15 de Fevereiro e finalizamos o ano dia 15 de Dezembro.

CIDADES ATENDIDAS

Minas Gerais

  • Uberlândia
  • Patos de Minas

São Paulo

  • São Paulo (Capital)

CONTABILIDADE

SISTEMA DE GESTÃO