Para você que vai começar a mestrar ou até mesmo para os experientes mas estão com um pouco de dificuldade de criar mapas, aqui vai uma dica que me ajudou muito no meu desenvolvimento de crianção de mapas.

Nossa geração de viciados de D&D e todos os tipos de RPG de mesa envelheceu muito, e mesmo antes quando eramos criticados pelos nossos pais que isso é uma total perca do nosso tempo, que isso iria deteriorar nosso cérebro ou que isso é coisa de louco, mas mesmo assim assumimos nossa postura e hoje alguns ou a grande maioria já tem uma certa dificuldade de achar tempo para realizar esse nosso incansável diversão vinda de longe. Então eu encontrei muitas ferramentas para o mestre que é o que mais trabalha e mais se dedica para tornar uma aventura inesquecível em nossa vida. Algumas que acho muito interessante são a de crianção de mapas, elas vem com muitas
funcionalidades e torna o trabalho do mestre mais fácil.

Sim eu sei que muitos vão reclamar dizendo que tira um pouco da criatividade do mestre, mas não, não tira nem um pouco, porque o mestre fica mais focado em criar coisas mais divertidas como enigmas, mistérios, intrigas e suas famosas nerfadas para deixar os jogadores mais equilibrados na aventura.

 

  • Esse primeiro é o meu favorito, utilizo ele sempre que preciso criar meu mundo fantástico: donjon
    Com ele você vai conseguir criar desde globos, mapas de Dungeons, tesouros, monstros, armadilhas e até spels, pode fuçar a vontade que tem um índice para diversos tipos de RPG.
  • Essa segunda foi criada pela Wizzard: Wizzard
    C
    om ele você consegue criar mapas voltado para D&D e ai você pode selecionar o tipo de monstros e também o estilo da aventura, o que facilita muito nossa vida.
  • Esse terceiro não é bem um gerador é o: Gozzys
    Ele te possibilita criar seu próprio mapa com mais facilidade, pois ele é uma ferramenta mais visual onde você usando criatividade faz belos castelos, cidades, dungeons e o que imaginar.
  • Esse quarto é uma dica que pode parecer meio estranho mas comecei a utilizar e deixou os jogadores cada vez mais conectado com o jogo e a par de tudo que esta acontecendo, é o: City Generator
    Ele nos auxilia criando estatísticas de sua cidade, como demografia, ele ajuda a desenvolver as raças que ali vivem, sua proporção. Um elemento pouco explorado pelos mestres mas que faz uma boa diferença.
  • O quinto e último gerador de mapas é o: Pyromancers
    Fácil de ser usado e extremamente customizável este gerador permite que você crie seus próprios grinds de combate da maneira que assim convier ao seu jogo, de fato, um acessório que deve e tem de ser aproveitado por todos aqueles que adoram um belo grind.
  • O InKarnate é um site que traz um editor de mapas muito bonito e fácil, e vem com um video tutorial.

Fonte: http://nullvem.com.br/rpg-criando-mapas-inesqueciveis/