Revista Mais Dados

Revista científica voltada à análise crítica de jogos de representação

(RPG e LARP) e congêneres (Cardgame e Boardgame).

 


A revista Mais Dados é uma publicação virtual e gratuita vinculada à ONG Narrativa da Imaginação com edição anual.

INFORME

Caros leitores, estaremos realizando um recesso de 6 meses (25/02 á 25/08) para:

  • Ampliar nossas indexações;
  • Reorganizar e ampliar nossa equipe;
  • Registrar a revista em um Instituto Federal;
  • Revisar edições anteriores;
  • Hospedar da revista em uma plataforma própria;

Devido a isso não teremos edição regular de 2018. Manteremos a chamada para artigos aberta para publicação na edição 2019 até 30/03/2019.


VOLUMES PUBLICADOS


MAIS DADOS - EDIÇÃO 2014: Edição de inauguração, contou como uma primeira experiência de reunir produções científicas englobando a temática. Tendo um parâmetro amplo no intuito de perceber a qualidade das produções nacionais.

 

 

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO ESPECIAL - 2015: Um dossiê sobre as produções do curso de formação em metodologia role playing apenas para professores de História na educação básica, com experiências rede municipal, estadual e particular.

 

 

 

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO 2015Edição pautada em entrevistas que buscam as diferentes percepções do RPG no Brasil e no Mundo. Agregando Resenha de livros sobre RPG (nacionais e internacionais) como novo elemento de pesquisa.

 

 

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO 2016: Esta edição apresenta desdobramentos com maturidade e pluralidade, com o RPG tanto agregando a educação especial, em esfera não formal, quando uma análise literária e mecânica quanto ao jogo como recreação.

 

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO 2017: Nesta edição houve mais investimento na equipe editoral o que gerou aperfeiçoando o design da Revista. Essa edição conta com entrevistas sobre grupos que trabalham com jogos narrativos na educação na região sudeste e centro oeste, alem da publicação de dois Larps nacionais. Estraremos Abrindo oficialmente nosso Padrim para manter a revista.

 

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO ESPECIAL - 2018:  Esta edição tem a intensão de realizar o registro e manifestar a devida homenagem ao trabalho e a pessoa de Douglas Quinta Reis, co-fundador da Editora Devir e uma das figuras mais significativas do cenário nacional de RPG.  A revista foi composta com transcrição e imagens da série de entrevistas de Rafael Carneiro Vasques seguido de textos de amigos próximo

 

 

 

 

 

 


GOSTOU? ENTÃO FAÇA PARTE! APADRINHE A REVISTA


NORMATIVAS PARA PUBLICAÇÃO


  1. A Revista MAIS DADOS aceita apenas artigos inéditos para publicação.
  2. Os artigos são recebidos por meio eletrônico no e-mail: [email protected]
  3. Artigos devem conter no minimo 25.000 caracteres (sem espaço), resumo, palavras-chave, abstract e keywords e deve ser salvo em arquivo Word.  Devendo conter e-mail de contato, titulação e filiação do autor.
  4. A formatação de entrevistas, jogos, resenhas e traduções será discutida diretamente com o editor chefe pelo e-mail informado.

Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe editorial!


NOTAS DE ORIENTAÇÃO SOBRE FORMATAÇÃO


4.1. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos, em português e inglês ou espanhol, com extensão entre 5 e 10 linhas, acompanhados por 3 a 5 palavras-chave nos dois idiomas.

4.2. A formatação da primeira página deverá seguir os seguintes parâmetros:

a) título em caixa alta, centralizado, em negrito, fonte Times tamanho 14;

b) subtítulo centralizado, em negrito, fonte Times 12, com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa;

c) nome do autor, alinhado à margem direita, em negrito e em fonte Times tamanho 12, seguido de RESUMO, PALAVRAS CHAVE, ABSTRACT e KEYWORDS, todos em fonte Times tamanho 12.

d) Em nota de pé de página, deverá aparecer a instituição em que trabalha e a titulação acadêmica.

4.3. O texto deve ser formatado em:

a) fonte: Times,  tamanho 12;

b) espaçamento entre linhas: 1,5;

c) margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;

d) Alinhamento: justificado

e) parágrafo: recuo de 1,25 cm na primeira linha e espaçamento de 0 ponto, antes e depois.

4.4. As citações constituem-se de transcrições de materiais com mais de três linhas. Devem aparecer abaixo do texto, em fonte Times tamanho 10, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recuo da margem direita, que permanece alinhada ao resto do texto, e com menção ao trabalho consultado em nota de rodapé.

4.5. As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos) quando forem absolutamente indispensáveis, deverão ser apresentada no corpo do texto, acompanhadas da respectiva legenda (de acordo com a respectiva legenda) na sua forma definitiva.

4.6. As notas de rodapé deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente e listadas no rodapé da página, em fonte Times tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

4.7. A publicação de jogos devem conter como elementos obrigatórios: título e referencia bibliográfica/ludográfica, os demais são variáveis de acordo com o tipo de jogo. Segue abaixo sugestão do editor:


ORIENTAÇÕES SOBRE CITAÇÕES


5.1. Livro:

SOBRENOME, Nome. Título em negritoLocal de publicação: Editora, data.

Ex.: PORTELLI, Alessandro. República dos SciusciaSão Paulo: Salesiana, 2004.

5.2. Texto em coletânea:

SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome

(Org.). Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, data. p. inicial-final. 

Ex.: KHOURY, Yara Aun. Muitas memórias, outras histórias: cultura e o sujeito de história. In: ALMEIDA, Paulo Roberto de; FENELON, Déa Rirbeiro; KHOURY, Yara Aun; MACIEL, Laura Antunes (Orgs.). Muitas memórias, outras históriasSão Paulo: Olho d’Água, 2004. p. 116-138.

5.3. Artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título. Título do periódico em negrito. Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação.

Ex.: MARTINS, Estevão. Historiografia: o sentido da escrita  e a escrita do sentido.Historia & Perspectivas, Uberlândia, n. 40, p. 55-80, jan.-jun. 2009.

5.4. Trabalho acadêmico:

SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Ano de Depósito. Folhas. Teses/Dissertação/Monografia/Trabalho de conclusão de curso (Nome do Curso)–Unidade onde foi defendida, Universidade, Local, ano de defesa.

Ex.: FREITAS, Sheille Soares. Por falar em cultura: história que marcam a cidade. 2009. 209 f. Tese (Doutorado em História Social)–Instituto de História, Universidade Federal

5.5. Artigo e/ou matéria de jornal:

SOBRENOME, Nome. Título. Título do jornal, Local, data. Caderno, p.

Ex.: HOFLING, E. Livro descreve os 134 tipos de aves no campus da USP. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 out. 1993. Cidades, Caderno 7, p. 15. Depoimento a Luiz Roberto de Souza Queiroz.

5.6. Imagens em movimento:

TÍTULO: subtítulo. Diretor, produtor. Local: Produtora, Data. Especificação do suporte em unidades físicas. Notas complementares.

Ex.: BAGDA Café. Direção: Percy Adlon. Alemanha: Paris Vídeo Filmes, 1988. 1 filme (96 min)

5.7. Documento iconográfico ( fotografias, cartões postais, gravuras e outros):

SOBRENOME, Nome. TítuloData. Características físicas (especificações do suporte, indicação de cor, dimensões).

Se o documento estiver em forma impressa ou meio eletrônico, acrescentam-se os dados da publicação (local, editora, data) ou endereço eletrônico.

Ex.: COMETA de Harley, 1986. 1 fotografia, p&b., 12cm x 8 cm.  NORMANDIA: Lago Caracaranã. Normandia: Desenho Letra e Música, 1986. 1 cartão-postal, color., 11cm x 15cm. RAUSCHER, B. B. da S. Dublê de Corpo. 1985. 10 gravuras, xirograv., p&b., 61cm x 92cm. Coleção Particular.

5.8. Documento eletrônico:

Para documentos em suporte eletrônico, são necessárias, ainda, as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedidos da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Ex.: AUTONOMIA universitária: anteprojeto da Andifes. Disponível em: <http://www.ufba.br/autonomia-andifes.html>. Acesso em: 30 abr. 1989.

5.9. Jogo

Desenvolvedor. Titulo. Categoria. Local: ano.

Ex: Grow. Perfil 5. Tabuleiro. São Paulo: 1997

  1. Ao final do texto, em página anexa, informar o endereço anexo completo para correspondência e telefone de contato.
  1. A simples remessa dos originais implica em autorização para publicação, que fica condicionada a provação de pelo menos 2 pareceristas do conselho executivo. Todos os trabalhos serão previamente apreciados pelo Conselho Executivo da Revista e enviados, para análise, aos pareceristas indicados por ele.
  1. Os originais submetidos à apreciação do Conselho Executivo não serão devolvidos. A Revista compromete-se a informar os autores sobre a publicação ou não de seus artigos.

 

Revista MAIS DADOS

Endereço:

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Narrativa da Imaginação

Revista MAIS DADOS

Av. Estrela do Sul, 1946 – Bairro: Martins

CEP.: 38400-399 – Uberlândia – MG

(34) 3239-4068; Fax: (34) 3239-4396

Home page:

http://narrativadaimaginacao.org.br/home/revista/

E-mail:

[email protected]

REGIMENTO INTERNO DA REVISTA MAIS DADOS
DESENVOLVIDA PELA ONG NARRATIVA DA IMAGINAÇÃO

Art. 1º – A Revista Mais Dados é uma publicação virtual e periódica – em princípio, anual – destinada exclusivamente à divulgação de temas relacionados com Role playing.

Art. 2º – A Revista Mais Dados será dirigida por um Conselho Editorial, composto de três membros: a) Dois professores do quadro docente da Universidade Federal de Uberlândia, sendo eleitos pela direção da ONG; b) Um Editor Chefe responsável, escolhido pela ONG que exercerá as funções de secretariado, junto ao conselho executivo.

Art. 3º – Subordinadas e votadas pelo Conselho Editorial coexistirá duas Conselhos menores:

a) Conselho consultivo – composta por notáveis pesquisadores, nacionais e internacionais, articulistas da Revista Mais Dados, a critério do Conselho Editorial.

b) Conselho executivo – Composta por um membro do conselho Editorial, mais dois mestres ou doutorandos, selecionados pelo mesmo conselho.

Parágrafo Primeiro – O mandato dos membros dos três colegiados será de quatro anos, coincidentes, admitida a recondução.

Parágrafo Segundo – O Conselho Editorial e a Conselho consultivo escolherão um de seus membros, professor, para exercer a respectiva Presidência, com mandato de quatro anos, admitida a recondução.

Parágrafo Terceiro – Todas as decisões serão tomadas por maioria de votos dos membros presentes, ou, excepcionalmente, por correio eletrônico.

Art. 4º – Ao Conselho Editorial compete:

a) Incluir, manter ou excluir os membros do conselho consultivo e executivo;
b) Deliberar sobre os casos omissos ou não resolvidos pelo Conselho consultivo;
c) Decidir sobre recursos impetrados contra deliberações do Conselho consultivo;

Art. 5º – À Conselho consultivo compete:

a) Deliberar sobre as normas de publicação da Revista;
b) Selecionar matérias para publicação;
c) Nomear pareceristas em casos de publicações que ensejem dúvida ou polêmica;

Art. 6º – À Conselho Executivo compete:

  1. a) Formatação, execução e organização da estrutura da revista;
  2. b) Ilustrações, capa, e design da revista;
  3. c) Organização do site, arquivar documentação, informar pareceristas e autores junto ao conselho editorial.

Art. 7º – Os trabalhos encaminhados à Revista serão distribuídos igualmente entre os membros do conselho consultivo para apreciação. Em caso de necessidade, poderão ser submetidos ao Conselho Editorial ou utilizados consultores ad hoc. Compete à Conselho consultivo a análise sobre os trabalhos a publicar.

Art. 8º – Os autores de artigos deverão ser sempre professores, ex-professores, professores visitantes, professores convidados e alunos de graduação ou pós-graduação.

Art. 9º – Todos os artigos deverão ter unitermos (palavras-chave), resumo em inglês (abstract). Deverão também ser apresentados em forma de arquivo.doc.

Art. 10º –
 A bibliografia final, as citações e as notas de rodapé deverão ser apresentadas segundo as normas técnicas da ABNT, em vigor na data da publicação.

Art. 11º – Não serão publicados: a) os trabalhos com mais de 40 (quarenta) páginas; b) os já publicados em periódicos de grande circulação no meio jurídico; c) sentenças, votos, acórdãos e pareceres.

Parágrafo Único – Serão admitidos, em cada publicação, até dois trabalhos em língua estrangeira. Esse limite poderá ser ultrapassado, em casos excepcionais, a critério do Conselho consultivo.

Art. 12º – Não deverão ser publicados mais de um artigo do mesmo autor, no mesmo número da Revista. Devendo haver um espaçamento de duas edições de publicação, promovendo a diversidade de autores e títulos.

Art. 13º – Os casos omissos serão resolvidos pela Conselho consultivo e, em última instância, pelo Conselho Editorial.

Art. 14º – Este Regulamento entra em vigor nesta data.
Uberlândia, 25 de Novembro de 2016.

Bruna Fontana Frappa
(Editora Chefe)

Rafael Correia Rocha
(Membro do conselho editorial)

Tulio Barbosa
(Membro do conselho editorial)

Resumo da Submissão:

Editor: Analisa á relevância do trabalho e envia para dois parecerista:
CONSELHO CONSULTIVO (Parecer sobre os trabalhos):

1 e 2 aprovam sem modificação: aprovado

1 aprova e 2  aprovam com modificações: retorna ao autor por um tempo

1 e 2 aprovam com modificações: retorna ao autor por um tempo

1 aprova e 2 reprova: envia para um terceiro avaliador

1 e 2 reprovam: reprovado

Gostou? apadrinhe!