Em 2017 será realizado um Dossiê HISTÓRIA DO RPG NO BRASIL com transcrições (Depoimentos e postagens) e digitalizados (Recortes de jornal, revista e livros). Estruturados nas categorias Período e Região. com objetivo de atender a demanda de coleta, registro e organização dos dados históricos do RPG nacional. Dando maior voz a comunidade independente e as vozes que compõe o jogo no Brasil. Os envios devem ser realizados para o e-mail: [email protected] com o tema EDIÇÃO 2017.


Revista científica voltada a análise crítica de jogos de representação

(RPG e LARP) e congêneres (Cardgame e Boardgame).

 

A revista Mais Dados é uma publicação virtual e gratuita vinculada a ONG Narrativa da Imaginação com edição anual, mantendo o seguinte cronograma:

  • Início do recebimento de trabalhos: 11/11 (Dia internacional da ciência e da paz)
  • Fim do recebimento de trabalhos: 22/04 (Dia internacional da mãe terra)
  • Publicação: dia 29/10 ( Dia mundial do livro)

VOLUMES PUBLICADOS


INFORME: DEVIDO A ERROS DE EDIÇÃO, ATÉ 2017/1 TODAS AS EDIÇÕES DA REVISTA PASSARÃO POR REFORMULAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE FORMATAÇÃO. 


capa mais dados 2014

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO 2014: edição de inauguração, contou como a primeira experiência de reunir produções científicas englobando a temática. Tendo um parâmetro amplo no intuito de perceber a qualidade das produções nacionais.

 

 

 



 

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO ESPECIAL - 2015: Um dossiê sobre as produções do curso de formação em metodologia role playing apenas para professores de História na educação básica, com experiências rede municipal, estadual e particular.

 

 

 



 

 

 

MAIS DADOS - EDIÇÃO 2015Edição pautada em entrevistas que buscam as diferentes percepções do RPG no Brasil e no Mundo. Agregando Resenha de livros sobre RPG (nacionais e internacionais) como novo elemento de pesquisa.

 

 

 


NORMATIVAS PARA PUBLICAÇÃO


  1. A Revista MAIS DADOS aceita apenas artigos inéditos para publicação.
  2. Os artigos poderão ser enviados por meio eletrônico para o e-mail:  [email protected]
  3. Artigos devem conter no minimo 25.000 caracteres (sem espaço), resumo, palavras-chave, abstract e keywords e deve ser salvo em arquivo Word.  Devendo conter e-mail de contato, titulação e filiação do autor.
  4. A formatação de entrevistas, jogos, resenhas e traduções será discutida diretamente com o editor chefe pelo e-mail informado.

Qualquer dúvida entre em contato com a equipe editorial.


NOTAS DE ORIENTAÇÃO SOBRE FORMATAÇÃO


4.1. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos, em português e inglês ou espanhol, com extensão entre 5 e 10 linhas, acompanhados por 3 á 5 palavras-chave nos dois idiomas.

4.2. A formatação da primeira página deverá seguir os seguintes parâmetros: título em caixa alta, centralizado, em negrito, fonte Times tamanho 14; subtítulo centralizado, em negrito, fonte Times 12, com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa; nome do autor, alinhado à margem direita, em negrito e em fonte Times tamanho 12; seguido de RESUMO, PALAVRAS CHAVE, ABSTRACT e KEYWORDS, todos em fonte Times tamanho 12. Em nota de pé de página, deverão exercer, a instituição em que trabalha e a titulação acadêmica.

4.3. O texto deve ser formatado em:

  1. a) fonte: Times,  tamanho 12;
  1. b) espaçamento entre linhas: 1,5;
  1. c) margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;
  1. d) Alinhamento: justificado
  1. e) parágrafo: recuo de 1,25 cm na primeira linha e espaçamento de 0 ponto, antes e depois.

4.4. As citações constituem-se de transcrições de materiais com mais de três linhas. Devem aparecer abaixo do texto, em fonte Times tamanho 10, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recuo da margem direita, que permanece alinhada ao resto do texto, e com menção ao trabalho consultado em nota de rodapé.

4.5. As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos) quando forem absolutamente indispensáveis, deverão ser apresentada no corpo do texto, acompanhadas da respectiva legenda (de acordo com a respectiva legenda) na sua forma definitiva.

4.6. As notas de rodapé deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente e listadas no rodapé da página, em fonte Times tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples;

4.7. A publicação de jogos devem conter como elementos obrigatórios: título e referencia bibliográfica/ludografica, os demais são variáveis de acordo com o tipo de jogo. Segue abaixo sugestão do editor:


ORIENTAÇÕES SOBRE CITAÇÕES


5.1. Livro:

SOBRENOME, Nome. Título em negritoLocal de publicação:

Editora, data.

Ex.:

PORTELLI, Alessandro. República dos SciusciaSão Paulo:

Salesiana, 2004.

5.2. texto em coletânea:

SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome

(Org.). Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, data. p. inicial-final. 

Ex.:

KHOURY, Yara Aun. Muitas memórias, outras histórias:

cultura e o sujeito de história. In: ALMEIDA, Paulo Roberto

de; FENELON, Déa Rirbeiro; KHOURY, Yara Aun; MACIEL,

Laura Antunes (Orgs.). Muitas memórias, outras histórias.

São Paulo: Olho d’Água, 2004. p. 116-138.

5.3. artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título. Título do periódico em negrito,

Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação.

Ex.:

SOBRENOME, Nome. Titulo. Titulo do periódico em negritoLocal de publicação, volume, número, página inicial- página final, mês e ano da publicação.

EX: MARTINS, Estevão. Historiografia: o sentido da escrita  e a escrita do sentido.Historia & Perspectivas, Uberlândia, n. 40, p. 55-80, jan.-jun. 2009.

5.4. Trabalho acadêmico:

SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Ano de Depósito. Folhas. Teses/Dissertação/Monografia/Trabalho de conclusão de curso (Nome do Curso)–Unidade onde foi defendida, Universidade, Local, ano de defesa.

Ex.:

FREITAS, Sheille Soares. Por falar em cultura: história

que marcam a cidade. 2009. 209 f. Tese (Doutorado em

História Social)–Instituto de História, Universidade Federal

5.5. Artigo e/ou matéria de jornal:

SOBRENOME, Nome. Título. Título do jornal, Local, data.

Caderno, p.

Ex.:

HOFLING, E. Livro descreve os 134 tipos de aves no campus

da USP. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 out. 1993.

Cidades, Caderno 7, p. 15. Depoimento a Luiz Roberto de

Souza Queiroz.

5.6. Imagens em movimento:

TÍTULO: subtítulo. Diretor, produtor. Local: Produtora,

Data. Especificação do suporte em unidades físicas. Notas complementares.

Ex.:

BAGDA Café. Direção: Percy Adlon. Alemanha: Paris Vídeo Filmes, 1988. 1 filme (96 min)

5.7. Documento iconográfico ( fotografias, cartões postais, gravuras e outros):

SOBRENOME, Nome. TítuloData. Características físicas (especificações do suporte, indicação de cor, dimensões).

Se o documento estiver em forma impressa ou meio eletrônico, acrescentam-se os dados da publicação (local, editora, data) ou endereço eletrônico.

Ex.:

COMETA de Harley, 1986. 1 fotografia, p&b., 12cm x 8 cm.  NORMANDIA: Lago Caracaranã. Normandia: Desenho Letra e Música, 1986. 1 cartão-postal, color., 11cm x 15cm.

RAUSCHER, B. B. da S. Dublê de Corpo. 1985. 10 gravuras,

xirograv., p&b., 61cm x 92cm. Coleção Particular.

5.8. documento eletrônico:

Para documentos em suporte eletrônico, são necessárias, ainda, as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedidos da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão

“Acesso em:”.

Ex.:

AUTONOMIA universitária: anteprojeto da Andifes.

Disponível em: <http://www.ufba.br/autonomia-andifes.html

>. Acesso em: 30 abr. 1989.

5.9. Jogo

Desenvolvedor. Titulo. Categoria. Local: ano.

Ex: Grow. Perfil 5. Tabuleiro. São Paulo: 1997

  1. Ao final do texto, em página anexa, informar o endereço anexo completo para correspondência e telefone de contato.
  1. A simples remessa dos originais implica em autorização para publicação, que fica condicionada a provação de pelo menos 2 pareceristas do conselho executivo. Todos os trabalhos serão previamente apreciados pelo Conselho Executivo da Revista e enviados, para análise, aos pareceristas indicados por ele.
  1. Os originais submetidos à apreciação do Conselho Executivo não serão devolvidos. A Revista compromete-se a informar os autores sobre a publicação ou não de seus artigos.

 

Revista MAIS DADOS

Endereço:

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Narrativa da Imaginação

Revista MAIS DADOS

Av. Estrela do Sul, 1946 – Bairro: Martins

CEP.: 38400-399 – Uberlândia – MG

(34) 3239-4068; Fax: (34) 3239-4396

Home page:

http://narrativadaimaginacao.org.br/home/revista/

E-mail:

[email protected]

REGIMENTO INTERNO DA REVISTA MAIS DADOS
DESENVOLVIDA PELA ONG NARRATIVA DA IMAGINAÇÃO

Art. 1º – A Revista Mais Dados é uma publicação virtual e periódica – em princípio, anual – destinada exclusivamente à divulgação de temas relacionados com Role playing.

Art. 2º – A Revista Mais Dados será dirigida por um Conselho Editorial, composto de três membros: a) Dois professores do quadro docente da Universidade Federal de Uberlândia, sendo eleitos pela direção da ONG; b) Um Editor Chefe responsável, escolhido pela ONG que exercerá as funções de secretariado, junto ao conselho executivo.

Art. 3º – Subordinadas e votadas pelo Conselho Editorial coexistirá duas Conselhos menores:

a) Conselho consultivo – composta por notáveis pesquisadores, nacionais e internacionais, articulistas da Revista Mais Dados, a critério do Conselho Editorial.

b) Conselho executivo – Composta por um membro do conselho Editorial, mais dois mestres ou doutorandos, selecionados pelo mesmo conselho.

Parágrafo Primeiro – O mandato dos membros dos três colegiados será de quatro anos, coincidentes, admitida a recondução.

Parágrafo Segundo – O Conselho Editorial e a Conselho consultivo escolherão um de seus membros, professor, para exercer a respectiva Presidência, com mandato de quatro anos, admitida a recondução.

Parágrafo Terceiro – Todas as decisões serão tomadas por maioria de votos dos membros presentes, ou, excepcionalmente, por correio eletrônico.

Art. 4º – Ao Conselho Editorial compete:

a) Incluir, manter ou excluir os membros do conselho consultivo e executivo;
b) Deliberar sobre os casos omissos ou não resolvidos pelo Conselho consultivo;
c) Decidir sobre recursos impetrados contra deliberações do Conselho consultivo;

Art. 5º – À Conselho consultivo compete:

a) Deliberar sobre as normas de publicação da Revista;
b) Selecionar matérias para publicação;
c) Nomear pareceristas em casos de publicações que ensejem dúvida ou polêmica;

Art. 6º – À Conselho Executivo compete:

  1. a) Formatação, execução e organização da estrutura da revista;
  2. b) Ilustrações, capa, e design da revista;
  3. c) Organização do site, arquivar documentação, informar pareceristas e autores junto ao conselho editorial.

Art. 7º – Os trabalhos encaminhados à Revista serão distribuídos igualmente entre os membros do conselho consultivo para apreciação. Em caso de necessidade, poderão ser submetidos ao Conselho Editorial ou utilizados consultores ad hoc. Compete à Conselho consultivo a análise sobre os trabalhos a publicar.

Art. 8º – Os autores de artigos deverão ser sempre professores, ex-professores, professores visitantes, professores convidados e alunos de graduação ou pós-graduação.

Art. 9º – Todos os artigos deverão ter unitermos (palavras-chave), resumo em inglês (abstract). Deverão também ser apresentados em forma de arquivo.doc.

Art. 10º –
 A bibliografia final, as citações e as notas de rodapé deverão ser apresentadas segundo as normas técnicas da ABNT, em vigor na data da publicação.

Art. 11º – Não serão publicados: a) os trabalhos com mais de 40 (quarenta) páginas; b) os já publicados em periódicos de grande circulação no meio jurídico; c) sentenças, votos, acórdãos e pareceres.

Parágrafo Único – Serão admitidos, em cada publicação, até dois trabalhos em língua estrangeira. Esse limite poderá ser ultrapassado, em casos excepcionais, a critério do Conselho consultivo.

Art. 12º – Não deverão ser publicados mais de um artigo do mesmo autor, no mesmo número da Revista. Devendo haver um espaçamento de duas edições de publicação, promovendo a diversidade de autores e títulos.

Art. 13º – Os casos omissos serão resolvidos pela Conselho consultivo e, em última instância, pelo Conselho Editorial.

Art. 14º – Este Regulamento entra em vigor nesta data.
Uberlândia, 25 de Novembro de 2013.

Rafael Correia Rocha
(Editor Chefe)

Sergio Paulo de Morais
(Membro)

Tulio Barbosa
(Membro)

Resumo da Submissão:

Editor: Analisa á relevância do trabalho e envia para dois parecerista:
CONSELHO CONSULTIVO (Parecer sobre os trabalhos):

1 e 2 aprovam sem modificação: aprovado

1 aprova e 2  aprovam com modificações: retorna ao autor por um tempo

1 e 2 aprovam com modificações: retorna ao autor por um tempo

1 aprova e 2 reprova: envia para um terceiro avaliador

1 e 2 reprovam: reprovado