Festival Cultural de Jogos

Apaixonados por jogos e desenhos animados vão se reunir neste final de semana para participarem do I Festival Cultural de Jogos de Uberlândia, na Oficina Cultural e na praça Clarimundo Carneiro, região central da cidade. O objetivo do encontro é fazer os jovens interagirem fora dos meios virtuais, além de ensinar e informar aos participantes sobre os jogos de mesa, tabuleiros, entre outros. A Oficina Cultural disponibilizou o espaço para palestras acadêmicas sobre cultura de jogos, exibição de animações e apresentação de musica instrumental. Todas as atividades irão acontecer das 9h às 19h, no sábado (19) e no domingo (20).

O Clube de Xadrez da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também estará presente com tabuleiros gigantes (6m x 6m), em que as peças serão os próprios participantes, e também tabuleiros convencionais para serem usados pelo público. Haverá ainda a Sala de CARD para campeonatos (Pokemon, Yu-gi-oh, Munchkin, UNO e Magic) e sala de games (PS3).

A programação conta também com exposição de arte, workshop de guitarra, desenho japonês, além de diversos stands. De acordo com o organizador do evento, Rafael Rocha, a ideia do festival surgiu devido às experiências em eventos (Encontro RPG Uberlândia e Simpósio Narrativa da Imaginação) que contaram com mais de duas mil pessoas.

A partir daí, notou-se a necessidade de expor e ensinar jogos nas categorias Boardgame (jogos de mesa ou tabuleiro, onde se encaixam o Xadrez, Banco Imobiliário, War, entre outros), Cardgame (jogos de estratégia que utilizam cartas como representações simbólicas em um determinado cenário) e Roleplaying (jogos de representação ficcional), com a finalidade de socializar e apresentar a cultura dos jogos para a população, desmistificando e conscientizando sobre sua importância como instrumento de interação entre diversas gerações e círculos sociais.

A organização espera cerca de 3 mil pessoas participando do festival nos dois dias. Está confirmada a vinda de caravanas de São Paulo, Patos de Minas, Tupaciguara, Araguari e Uberaba. A entrada é gratuita e os campeonatos serão solidários, ou seja, o valor da inscrição será reduzido e coletando 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado para as ONGs que atendem famílias carentes de Uberlândia.
Local:Praça Clarimundo Carneiro e Oficina Cultural – Centro – Uberlândia/MG
Horário:das 9h às 19h
Dia: sábado (19) e Domingo (20)
Entrada Franca




Fonte: http://uipi.com.br/tag/i-festival-cultural-de-jogos-de-uberlandia/


Público: Comunidade escolar e universitária

Atendidos: 3000

Espaço utilizado: Espaços públicos

Duração: 2014-2015


 

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: