• Narrativa - Vem do Latim Narratio significa relacionar cenas, pessoas, coisas de maneira coesa promovendo uma ordem.
  • Imaginação - Capacidade de formar imagens, característica que torna cada ser humano único pela singularidade a sua forma de pensar, agir, acreditar e sentir. Estamos falando aqui da Imaginação criativa, e não reprodução de imagens.
  • Narrativa da Imaginação - Forma única que cada ser humano tem de se relacionar suas imagens internas consigo e com o outro. E que pode continuamente ser aperfeiçoada por meio da educação.

QUEM SOMOS

  • Uma instituição educacional sem fins lucrativos voltada a melhoria na qualidade da relação professor-aluno.

MISSÃO

  • Produzir experiências educacionais inovadoras utilizando jogos.

VISÃO

  • Ser referência em inovação na pesquisa sobre jogos na educação.

VALORES

  • Atenção ao método
  • Foco nos resultados
  • Diversão com consciência

ESTATUTO 2020



HISTÓRIA


Era uma vez (em 2009)… um aluno que disse, mais ou menos assim,

“nós não somos amigos, são eles lá e nós aqui”,

a voz de uma realidade de violência.


Professores e alunos inimigos prediletos, lutando um com o outro sem saber o motivo. Essa foi a angústia inicial de nossa história.


Como romper uma barreira de ódio e trazer a paz e felicidade para a escola?


2010 - Uma hipótese surgiu dentro da esfera acadêmica, como o RPG articulado como metodologia educacional, poderia melhorar a qualidade das relações professor-aluno?

Essa hipótese se baseava na crença que, faltava um canal de comunicação entre professor e aluno, mas esse não era o real problema, faltava um canal de expressão e foi o que o RPG fez. Demos um passo, da academia para dentro da escola.

O professor agora era um desenvolvedor de jogos educacionais.

2011/2012 - Iniciamos como um coletivo cultural para realizando palestras e eventos como o “Encontros RPG Uberlândia” no intuito de apresentar o RPG a comunidade, com o tempo tantos jogadores foram aglutinados

2013 - Os eventos menores cresceram e surgiu o Festival Cultural de Jogos (2013-2014) e em diálogo com a secretaria de Cultura, se abriu espaços públicos para a comunidade ter um espaço lúdico público (projeto Jogado na Mesa) e por que não falar a sério de animações e músicas de jogos?   Sugiram os projetos Mundos Distantes e Anima Clube, também atualizamos o curso de formação para desenvolver jogos narrativos agregando o larp, cardgame e boardgame. Ao final do ano instituição foi fundada e devidamente registrada e cartório em Uberlândia/MG.

2014 - Para ter maior respaldo para o trabalho, foi  fundada uma editora popular, que proporcionou a produção de muitos livros e jogos da instituição e a Revista Cientifica Mais Dados, única em sua categoria, e iniciamos parcerias com o setor privado, produzindo assim o RPG de cultura afro brasileira Omorixá.

2015 -  Com a utilidade pública municipal e registro como Oscip, anexamos o projeto Jogado na Mesa com a parceria da Associação Brasileira de RPG. Foi aberto um espaço de atividade recreativa e psicomotora no parque da cidade, surgiu o Projeto Caminhos do Mestre, apresentando esgrima medieval para disciplina e diversão para a comunidade.

2016  - Continuamos a produzir livros e jogos educativos, em especial em parceria com a Fundação Cargill, estamos na produção em larga escala de um jogo de Cartas, voltado a educação alimentar. Também inauguramos nosso trabalho de atendimento terapêutico para grupos de professores.

2017 - Encaramos o desafio de reformar uma escola abandonada em Uberlândia/MG, lutamos muito e no final de 2 anos perdemos essa batalha, não conseguimos reunir recursos necessários, e optamos em retornar a nossas raízes, com mais experiência e consciência, começando a atuar de forma complementar em escolas e universidades, agora com uma abordagem alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

2019 -  Começamos a construção do nosso primeiro projeto internacional,o portal Menu,  que reúne jogos sobre educação alimentar desenvolvidos pela Narrativa da Imaginação, traduzidos em Inglês e Espanhol, com apoio da Fundação Cargill, Sesc e Mesa Brasil.

2020 - Mudamos de Uberlândia/MG para Sertãozinho/SP nossa sede administrativo e  começamos a gerir a instituição virtualmente ampliando nossa atuação, lançando o Portal Menu e o Programa Uninerd.

CRONOGRAMA DE FUNCIONAMENTO

Realizamos nossas atividades administrativas e determinados projetos de maneira prioritariamente virtual para otimizar tempo, cada projeto é autônomo atuando com cronograma independente.

CONTABILIDADE (2014-2020)

SISTEMA DE GESTÃO