Dissertação/Mestrado: Uso do Rpg pedagógico para o ensino de física (Ricardo Ribeiro do Amaral)

Este trabalho refere-se ao estudo de caso participante realizado com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Estadual de Ensino localizada na periferia da cidade do Recife. Seu objetivo foi analisar em que o uso pedagógico do roleplaying game (RPG) pode contribuir para o ensino de Física, integrado ao ensino de Matemática, História e Ética. Para tanto, a metodologia empregada foi organizada
através de um jogo de RPG, dividido em oito encontros, que tinha a perspectiva de engajar os sujeitos em um processo de construção dos conceitos envolvidos na aventura, incluindo os aspectos cognitivos e atitudinais. As  análises foram fundamentadas na Teoria Sócio-Construtivista de Vygotsky, nas idéias de Pozo, Crespo e Echeverría sobre situações-problema e nos trabalhos de Macedo, Petty e Passos sobre o lúdico na
Educação. Ao final da pesquisa, percebemos que o RPG exerceu influência positiva sobre o aprendizado de conceitos físicos, matemáticos, históricos e éticos, além de promover mudanças atitudinais desses alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
Palavras-Chave: uso do RPG pedagógico, lúdico na educação, ensino de Física, teoria sócio-construtivista, situação-problema.
Fonte: http://rpgacademico.blogspot.com.br/2010/04/tesemestrado-uso-do-rpg-pedagogico-para.html

Monografia: O uso do Roleplaying Game em sala de aula - Aprendendo Matémática Financeira (Eugeniano Brito Martins)

A matemática é sempre apresentada como uma disciplina abstrata onde não é possível construir e utilizar exemplos concretos e onde trabalhar com o concreto é tido por muitas pessoas com não ensinar matemática.
A simulação nos fornece a possibilidade de representar situações reais através da modelagem matemática de modo que o uso de fórmulas, funções e outros conteúdos matemáticos são utilizados para representar uma os efeitos e uso de algo que ainda será construído. Os jogos de Roleplaying Games (RPG) usam da criação de cenários para distrair, entreter e motivar seus jogadores. Unir a simulação matemática e o RPG foi o nosso objetivo neste trabalho, criando um jogo que simula o comércio de lanches e por meio deste jogo, revisar e fixar os conceitos de porcentagens e ensinar as noções fundamentais da matemática financeira como juros, acréscimos e descontos. Como resultado deste trabalho temos um jogo que mostrou como nosso alunos podem gostar da matemática, a partir do momento que lhes permitimos construir um modelo concreto, ou a representação de um modelo concreto, no lugar do abstrato. Como bem demonstraram os alunos por sua participação e interesse em continuar o jogo. Ficamos, pois convencidos que é plenamente possível ensinar matemática de forma concreta, independente do nível escolar de nossos alunos.
Fonte: http://rpgacademico.blogspot.com.br/2010/04/monografia-o-uso-do-roleplaying-game-em.html

 RPG - UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Suélen Rita Andrade Machado (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), [email protected]

Valdete dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), [email protected]

Wellington Hermann (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), [email protected]

 

Este trabalho tem como objetivo divulgar alguns resultados obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa vinculada a um projeto de Iniciação Científica, PIBIC/NUPEM da Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão/Fecilcam, desenvolvida com alunos de sextos anos do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública da cidade de Campo Mourão. Utilizamos o jogo Role Playing Game (RPG) como uma alternativa para o ensino e aprendizagem de matemática em sextos anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar as possibilidades de se trabalhar conteúdos de matemática por meio deste jogo. Coletamos os dados por meio de diários de campo e gravações de áudio das sessões de jogo. Esta pesquisa nos forneceu indícios que o RPG pode contribuir de forma significativa, tanto para o ensino como para a aprendizagem da matemática nestes anos.

PALAVRAS-CHAVE: RPG; Jogos; Educação matemática.

Download

One thought on “Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *