O que é METODOLOGIA ROLE PLAYING?

Uma metodologia  para desenvolvimento de jogos narrativos com design próprio da sala de aula, escola e ambientes educacionais.

OBJETIVO GERAL

Melhorar a qualidade da relação professor aluno por meio de jogos narrativos educacionais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Instigar a formação da identidade docente de cada professor;
  • Produzir jogos que predisponham a aprendizagem;
  • Capacitar o educador como desenvolvedor de jogos educacionais.

História: A formação de professores começou  como uma proposta de mestrado em Educação que utiliza elementos do RPG (Role Playing Game – Jogo de Representação de Papéis) para criar um ambiente de predisposição a aprendizagem.  No decorrer dos anos foram agregados outros jogos narrativos como Larp, jogos de cartas e tabuleiro modernos.

Estrutura: capacitação presencial de 5 meses, com encontros semanais de 3 horas. Tendo duração total de 120h. Com período adicional de 4 meses para publicações e evento de apresentação.

 

Currículo Descrição de atividade Horas Modalidade
1° Mês RPG DE SALA E GESTÃO DE BAGUNÇA 4h Presencial
EDULARP 4h Presencial
PRINCIPIOS DE JOGOS DE TABULEIRO 4h Presencial
CARTAS: PRINCIPIOS  E POSSIBILIDADES 4h Presencial
2° Mês O jogar e o jogante 4h Presencial
Como produzir aula-jogo I - identifidade docente 4h Presencial
Como produzir aula-jogo II - Metodologia Role Playing 4h Presencial
Como produzir aula-jogo III - Agendamento dos jogos 4h Presencial
3° Mês Aplicação, registro e debate em sala (monitorado) 20h Presencial
Aplicação, registro e debate em sala 20h Virtual
4° Mês Entrega do artigo final e jogo 40h Virtual
5° Mês Debate  e Avaliação 4h Virtual
Organização da publicação 30h Virtual
Evento de apresentação 4h Presencial

Etapas:

  • Experimentar o jogar fazer-se professor e jogador;
  • Desenvolver o jogo de acordo com sua identidade docente;
  • Aplicar o jogo e perceber sua relação professor-aluno;
  • Escrever um jogo e um artigos final;
  • Publicar os jogos e artigos  em e-book ou edição especial da Revista Mais Dados.

Público-alvo: professores, graduando e gestores.

Pontos debatidos no curso:

  • Promoção do processo de formação da identidade docente,
  • Bem-estar nas práticas cotidianas em sala de aula,
  • Gestão de bagunça;
  • Diminuição da Violência;
  • Melhoria na qualidade nas relações professor-aluno;
  • Desenvolvimento de pré disposição a aprendizagem e encantamento em ensinar.

Os estágios da metodologia  

  1. Seleção dos materiais (livros, revistas, sites, etc) e conteúdos (Geografia, História, Filosofia,…) a serem utilizados, definindo os conceitos chave;
  2. Desestruturação da linearidade dos conceitos presente nos materiais e reorganização em formato de jogo narrativo;
  3. Aplicação do jogo narrativo;
  4. Valorização das experiências relacionando com os conteúdos curriculares formais;
  5. Resgate das experiências para fim de associação de saberes.

 Resultados finais 

  • Formação dos professores como desenvolvedores de jogos narrativos educacionais;
  • Publicação de um e-book com relatos dos professores;
  • Publicação de jogos via bazar social da instituição;
  • Evento para apresentação dos jogos a comunidade.

 

 


Proposta Pedagógica e Metodologia


Narrativa da Imaginação é o nome da proposta pedagógica que orienta a função da ONG.

Mas antes de apresenta-la vamos expor uma diferença.

Uma proposta pedagógica é um arranjo de idéias sobre como realizar o processo educacional, quando se fala sobre, por exemplo, a Pedagogia do Oprimido, esta se debatendo idéias de como se abordar e pensar educação.

Metodologia é o “como” fazer com que as idéias possam ser aplicadas na prática, os meios, o passo a passo do processo. É importante apresentar essa diferença, pois a proposta pedagógica orienta a metodologia.


Elementos que compõe nossa proposta pedagógica


  • Não se deve chamar atenção do aluno, isso é uma forma de violência, ao invés disso fazemos convites para jogar;
  • É necessário criar experiencias em comum entre professor e aluno por meio do jogo, tornando-os próximos, como amigos;
  • O professor deve aprender a ser jogador, para depois ensinar a jogar, desta forma combinando as experiencias: docente, teórica e de jogo;
  • A alegria do jogar promove a pré disposição a aprendizagem para o professor e o aluno, desenvolve o aspecto do sentir, estimulando o pensar e o agir;
  • O professor deve jogar junto com o aluno tornando sua relação horizontal;
  • A experiencia deve ser completa, não devendo existir jogos separados em grupos;
  • O jogo não deve ser baseado no conteúdo, mas na interpretação, percepção e dedução do jogador sobre o conteúdo. Jogos de pergunta e resposta, são gestionários disfarçados;
  • Cada jogo é uma experiencia que relaciona teoria e prática;
  • Existem três funções possíveis no jogo: ensinar, revisar e avaliar;
  • Identificar a árvore pelos frutos: o tipo do docente, sua identidade como educador, pela estrutura do jogo produzido.
  • O principal cerne da proposta é a produção do jogo-aula baseado na jornada do herói mitologico

 

Nossa formação é desenvolvida sob demanda educadores e profissionais que buscam  conhecer e compreender quais potenciais o(a) professor(a) deseja desenvolver por meio de jogos narrativos, a fim de perceber quais funções regem seu mundo interno junto profissão docente, assim como o sentido que dá a sua vida, suas reais motivações e metas.

Estamos dispostos a aceitar o desafio do futuro, citando Star Trek

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