CASTELO-ESCOLA

Mas o que é o CASTELO-ESCOLA  

Antes o espaço de uma escola estadual abandonada em 2014 após um incêndio, o Castelo-Escola surge como uma encubadora social de projetos sustentáveis para o bem comunitário, com direcionamento especial a crianças e idosos do bairro Lagoinha.

Como esta o bairro Lagoinha?

Bairro histórico, criado no século XIX como uma colônia de tratamento de lepra, desde então é uma região aparte da cidade. Atualmente o Lagoinha é um bairro pequeno com índice altíssimo de violência, furto, tráfico e altíssima vulnerabilidade social. A população de composta de crianças que ficam a maior parte do tempo descalças na rua, Idosos e ex detentos. O Bairro não conta com praças ou espaços de convivência, tudo que eles tem é a escola.

Do que a escola precisa?

A escola precisa da reforma para muro, calçada, quadra e pátio, cobertura da quadra, pintura interna e externa da escola e das salas, troca dos pilares da varanda, reparo de trincas, restauração do bebedouro, caçamba fechada de lixo, cestos de lixo, caminhão ou carretinha para transporte de entulhos, refazimento do jardim e construção da horta.

Qual a diferença?

Redução da criminalidade e quantidade de crianças na rua, melhoria da qualidade de vida, atenção a população idosa, formação profissional e geração de renda. E a formação de um espaço maravilhoso, gratuito, pacífico e neutro, para jogar RPG, tabuleiro,larp e cartas, sem consumo de álcool, cigarros e drogas.

Como posso ajudar?

É possível ajudar por meio de doação de recursos Financeiros, materiais de limpeza, pintura e artesanato (azulejos). Serviços como: limpeza, jardinagem, reforma e reparos de alvenaria. Envie um e-mail para [email protected]


Conheça o espaço

                   Planta completa                            

  1. Sala de ensino de línguas;
  2. Sala de oficina;
  3. Sala para Manipulação de alimentos; orientada pela empresa MANDIOCARIA;
  4. Sala de saúde comunitária coordenada pela ONG parceria Verbo comunitário;
  5. Sala para oficina
  6. Biblioteca e ludoteca;
  7. Sala administrativa;
  8. Sala de artesanato coordenada pela projeto Janela Encantar
  9. Copa de refeições
  10. Núcleo de Assistência Jurídica coordenada pela ONG parceria Verbo comunitário;
  11. Sala de oficina livre;
  12. Sala de oficina livre;
  13. Sala de oficina livre;
  14. Depósito;
  15. Estoque de alimento; orientada pela empresa MANDIOCARIA;
  16. Cozinha; orientada pela empresa MANDIOCARIA;
  17. Horta comunitária: Projeto coordenado pelo instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia
  18. Horta comunitária: Procurando parceiro
  19. Horta comunitária: Procurando parceiros
  20. Quadra

Nosso planejamento futuro!

2017 á 2018 - Reforma com liberação de Biblioteca de acesso público, Ludoteca, Núcleo de assistência jurídica e Horta Comunitária, instalando a sede da ONG no espaço da antiga escola.

2019 - Registro do Espaço como ponto de Cultura

2019 - 2021 - Pedido da seção de uso do prédio para a prefeitura Municipal de Uberlândia para fundação de uma escola, o Castel-Escola de 6º ao 9° ano, dispondo de atividades pedagógicas baseadas em jogos narrativos como RPG, Swordplay e Larp, utilizando como  referencia escolas do norte europeu.

Atividades

  • Segunda: 14h - 16h - Seresta
  • Sábado: 14h - 18h - RPG e Xadrez
  • Seg a sexta:
    • 14h - 16h - Artesanato

     

Mutirões de reforma

Convite ao segundo mutirão antes da inauguração

PARCEIROS DO CASTELO-ESCOLA

PARCEIROS DE PROJETO

 

O centro cultural Verbo comunitário, se responsabiliza pelo núcleo de assistência jurídica, atendimento psicológico e assistência social. Colabora com o Castelo-Escola realizando a limpeza para manutenção do espaço físico.

 

A empresa Mandiocaria contrata a população do bairro lagoinha, a fim de geração de renda extra, realiza compras de materiais de produção no bairro, e destina óleo para produção de sabão caseiro e garrafas plasticas para reciclagem. Colabora com o Castelo-Escola, custeando a água e reparos.

 

 

O projeto janelas da arte: mãos solidárias utiliza o espaço do castelo-escola como ateliê e campo de oficinas de artesanato, mosaico, reciclagem e crochê para idosos e crianças, produzindo feiras e bazares.

 

 

O grupo amigos do Lagoinha que é uma manifestação ampla de Associação do bairro, que ampara as ações do Castelo-Escola, com a mediação com a comunidade, divulgação e desenvolvimento de eventos.

 

 

O Club Rotaract, jovens vinculados ao Rotary CLub, atua com eventos de captação de recursos e ações para mobilização e transformação social

 

PARCEIROS DE REFORMA

 

A Zagros, fica a um quarteirão do Castelo-escola e adotou a biblioteca doando toda a infraestrutura de prateleiras em formato de móveis planejados.

 

Almoçando no restaurante Terra Brasilis é possível ajudar a escola, realizando doações pela comanda. Ao final de cada mês o valor doado é apresentado nos resultados da reforma no caixa em formato de prestação de contas.

 

 

O Jin Jin culinário asiática realiza doações anuais para manter a reforma e a manutenção do Castelo-Escola

 

 

O Instituto IAMAR Martins realiza doações anuais para manter a reforma e a manutenção do Castelo-Escola