OBJETIVO: promover espaços comunitários para jogar e aprender RPG e demais jogos relacionados.

HISTÓRIA

Tudo começou em agosto de 2013, quando realizamos na Oficina Cultural (Rua Tiradentes, 24 – B. Fundinho), um prédio histórico tombado pela Secretaria da Cultura.

A intensão de promover espaços públicos gratuitos acesso a jogos permitindo socializar jogadores trazendo um olhar mais crítico da sociedade sobre a presença e importância da cultura de jogos na realidade atual.

 

O projeto desenvolveu-se com apoio da Secretaria da Cultura do Município e as normas do Ministério da Justiça sobre classificação etária de jogos (Portaria 1.100/06 e 368/14), realizando o cadastro sobre 227 jogadores da região, De agosto de 2013 a Janeiro de 2014.

Gráfico 1: Faixas etárias dos entrevistados

Tabela 1: Faixas etárias (dados brutos)

Faixa Etária TOTAL
Abaixo de 15 anos 17
15 a 18 anos 20
19 a 21 anos 54
22 a 24 54
25 a 29 anos 47
30 a 32 anos 16
Acima de 32 anos 19

Gráfico 2: Bairros onde os entrevistados residem

Outros Bairros: Em relação Bom jesus, Santiago, Jardim Finotti, Umuarama, Taiaman, Jardim Europa, Jardim Europa, Jardim Regina, Cidade Jardim, Lagoinha, Custodio, Planalto, Roosevelt, Segismundo, Jarágua, Jardim Botânico,  Laranjeiras, Pacaembu, Aurora, Andorinhas, Canaã, Morumbi, Copacabana, São Cristóvão, Guarani, Dom Almir, ,Tibery, Talismã, Jardim Indaiá, Jardim das Palmeiras, Tocantins, Saraiva, Jardim Finotti, Lídice, S. Pereira, Patrimônio, Shopping Park, Fundinho, Carajás, Jardim Maracanâ e Ouro Verde.

Outras Cidades: cinco dos entrevistados alegaram residir em outras cidades, sendo elas: Araguari, Uberaba, Patos de Minas e Alfenas.

Tabela 2: Bairros (dados brutos)

2. Em qual bairro reside ? TOTAL
Jardim Patrícia 5
Santa Mônica 26
Nossa Senhora das Graças 6
Martins 9
Centro 10
Granada 3
Brasil 5
Oswaldo Rezende 5
Jardim Inconfidência 4
São Jorge 6
Tubalina 10
Cazeca 6
Ipanema 3
Jardim Karaíba 5
Jardim Brasília 5
Tabajaras 5
Canaã 5
Luizote 11
Marta Helena 5
Mansour 7
Umuarama 6
Vigilato Pereira 9
Outros Bairros 68
Outras Cidades 5

 


Em 2015, devido a reformas na Oficina Cultural e reorganização da estrutura da mesma, o Projeto passou o espaço do Sesc ( Benjamin Constant, 844 – Nossa Sra. Aparecida),  realizando coleta de alimentos mensais junto ao programa Mesa Brasil;

Abrindo  o convite direto com visita a escolas públicas e privadas para promover RPG, focando o projeto em estudantes de educação básica. E também vinculou-se com a Associação Brasileira de RPG, agregando e fundindo o “Jogado na Mesa” como parte da série de eventos mensais RPG Urbano;

 

Em 2016, iniciamos uma proposta de agregar o eixo de socio-cultural, junto ao campo acadêmico. Na intensão de aperfeiçoar e testar o RPG, formalmente, como uma ferramenta de pesquisa, voltada a coleta e possível análise de dados.

A Universidade Federal de Uberlândia, para alem de manter a estrutura base do projeto, ampliar possibilidades de Extensão e Pesquisa, segundo os seguintes parâmetros.

 

Em 2017, projeto iniciou uma experiência como no formato de extensão utilizando o espaço da Universidade Federal de Uberlândia no primeiro semestre junto a PROEX - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. O projeto buscou coletar dados, com objetivo de investigar se o RPG poderia ser usado como ferramenta de pesquisa.