Os jogadores interpretam portugueses, no século XVI, que chegam ao Brasil, fugidos da Inquisição. Aqui, eles recebem uma Sesmaria, que deverão tomar posse e torná-la produtiva. As dificuldades dos primeiros desbravadores e o primeiro contato com os índios, nem sempre amistoso, enchem de suspense o enredo dessa aventura que retrata alguns locais históricos de Pernambuco, como a Igreja dos Santos Cosme e Damião (a mais antiga do Brasil) e o Engenho de Santiago que deu origem à cidade de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife).
Disciplinas Envolvidas: Física (Sistema de unidades, Velocidade e Deslocamento), Geografia (leitura de mapas, relevo), História (Brasil colonial) e Matemática (Porcentagem, Escalas). Temas trasnversais: Ética e Pluralidade Cultural.
Duração da aventura: 08 horas-aula
 Quantidade de Páginas: 26

Download  (Sistema de regras)

 

 


 

 

 

Tom da Amazônia é um projeto de educação ambiental e musical desenvolvido numa parceria entre Furnas Centrais Elétricas, Eletrobrás, Eletronorte, Instituto Antônio Carlos Jobim e Fundação Roberto Marinho. É um desdobramento dos projetos Tom da Mata e Tom do Pantanal, lançados em 1998 e em 2003 respectivamente, que utilizam a obra de Tom Jobim e sua paixão pela natureza. O Tom da Amazônia consiste na concepção e produção de um kit educativo a ser distribuído para 1.280 escolas da rede pública dos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Goiás, tendo como público alvo alunos e professores de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. A estrutura do projeto prevê a capacitação de 2.560 professores, atingindo cerca de 435 mil alunos. O foco principal é a Amazônia: o projeto aborda aspectos sócio-ambientais deste ecossistema, dando ênfase ao desenvolvimento sustentável e à cultura indígena da região. Os temas trabalhados nos produtos do kit são: geografia, águas, ecologia dos ecossistemas, história de ocupação, cultura, povos indígenas e comunidades tradicionais, amazônia urbana, desenvolvimento sustentável, áreas legalmente protegidas e economia.Tem como objetivos principais, além de c ontribuir para a preservação ambiental da maior floresta tropical do mundo, promover a educação ambiental e musical nas escolas de forma interdisciplinar, sensibilizar a sociedade para a importância de preservar a Amazônia e disseminar o conhecimento da cultura regional e estabelecer articulações com instituições públicas e privadas que atuem em áreas da Amazônia.

 Download
 
 
 
 

 
 
 

Arquivo PDF: 3 Mb

Tom Jobim, que sempre cantou a natureza, é sinônimo de preservação do patrimônio ecológico e cultural do país. Suas músicas inspiraram o Tom da Mata, um amplo projeto de educação que visa a valorização da cidadania e a conscientização ambiental.

O projeto abrange hoje 1.146 escolas da rede pública do Ensino Fundamental, distribuídas por: São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Bahia.

Seu conteúdo educacional é formado por, além deste website, kits multimídia que foram distribuídas às instituições de ensino. Cada kit é composto por treze vídeos, uma fita cassete, um kit-semente, jogo com aventuras ecológicas, um livro contendo partituras das músicas de Tom Jobim e um livro de orientação do professor com músicas, textos, bibliografia e dicas de atividades, além de exercícios de fixação.

O projeto Tom da Mata é fruto da parceria entre Furnas Centrais Elétricas, Instituto Antônio Carlos Jobim e Fundação Roberto Marinho e conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Fundação SOS Mata Atlântica e do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Download

 


Arquivo PDF: 910 kb Tom do Pantanal é um projeto de educação ambiental e musical, desenvolvido numa parceria entre Furnas Centrais Elétricas, Instituto Antonio Carlos Jobim e Fundação Roberto Marinho. Consiste na concepção e produção e implementação pedagógica de um kit educativo a ser distribuído em 800 escolas da rede pública, dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

O Tom do Pantanal tem como objetivos:

  • Promover a educação ambiental e musical nas escolas de forma interdisciplinar;
  • Sensibilizar a sociedade para a importância de preservar o Pantanal e disseminar o conhecimento de sua cultura regional;
  • Estabelecer articulações com instituições públicas e privadas que atuem em áreas do Pantanal.

Usando a água como fio condutor, o projeto aborda aspectos sócios-ambientais como a flora, a fauna, a pesca, a cultura regional e o ecoturismo. O Tom do Pantanal dá ênfase às ações educativas já existentes na região e também alerta para as principais agressões ao meio ambiente, sugerindo medidas que podem reduzir seus efeitos e contribuir para a preservação desse ecossistema.

Download

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *