QUEM SOMOS
Uma instituição educacional atuante na pesquisa, produção, divulgação e aplicação de inovações para a educação por meio de jogos narrativos cooperativos (RPG, larp, cardgame, boardgame e swordplay), tecnologia e linguagens artísticas.
MISSÃO
Promover a melhoria na qualidade das relações humanas, condições de vida e desenvolvimento pessoal com excelência e sustentabilidade.
VISÃO
Ser a melhor instituição educacional promotora e desenvolvedora de jogos narrativos analógicos com projetos de qualidade pautados nos critérios da inovação, cultura e valores humanos, sendo referência em estratégias de “ensinagem”.
VALORES
Somos sempre Transparentes, respeitando as diferenças em todas as suas manifestações, sem perder nossa conduta.
Nossa Conduta condiz com simplicidade, lógica e disciplina.
Nossa Disciplina é pautada na organização, comprometimento, firmeza, eficiência e integridade;
Nossa Integridade é composta pelos valores humanos: paz, verdade, ação correta, não violência e amor.
Nosso Amor esta em criar condições para o
desenvolvimento de talentos e potências inerentes a cada ser.
EQUIPE
Nossa equipe multidiscplinar é composta por:
- Pedagogo;
- Advogada;
- Linguista;
- Historiador;
- Matemático e Estatístico;
- Analista contábil;
- Programadores;
- Psicólogos;
- Gestor de Informação.
HISTÓRIA
Era uma vez (em 2009)… um aluno que disse, mais ou menos assim,
“nós não somos amigos, são eles lá e nós aqui”,
a voz de uma realidade de violência.
Professores e alunos inimigos prediletos, lutando um com o outro sem saber o motivo. Essa foi a angústia inicial de nossa história.
Como romper uma barreira de ódio e trazer a paz e felicidade para a escola?
Em 2010 uma hipótese surgiu dentro da esfera acadêmica, como o RPG articulado como metodologia educacional, poderia melhorar a qualidade das relações professor-aluno?
Essa hipótese se baseava na crença que, faltava um canal de comunicação entre professor e aluno, mas esse não era o real problema, faltava um canal de expressão e foi o que o RPG fez. Demos um passo, da academia para dentro da escola.
O professor agora era um desenvolvedor de jogos educacionais.
Em 2011, iniciou-se um ciclo de eventos comunitários como um coletivo cultural os “Encontros RPG Uberlândia” no intuito de apresentar o RPG a comunidade, com o tempo tantos jogadores foram aglutinados e surgiu o Festival Cultural de Jogos (2013).
Com o tempo, em dialogo com a secretaria de Cultura, se abriu espaços públicos para a comunidade ter um espaço lúdico público (projeto Jogado na Mesa, 2013) e por que não falar a sério de animações e músicas de jogos? Sugiram os projetos Mundos Distantes e Anima Clube (2013), também atualizamos o curso de formação para desenvolver jogos narrativos agregando o larp, cardgame e boardgame.
Após esse movimento, chegou o momento de normatização. E oficialmente em 2014 a instituição foi fundada, iniciando palestras e para ter maior respaldo para o trabalho, foi fundada uma editora popular, que proporcionou a produção de muitos livros e jogos da instituição e a Revista Cientifica Mais Dados (2014), única em sua categoria, e iniciamos parcerias com o setor privado, produzindo assim o RPG de cultura afro brasileira Omorixá.
Em 2015, com a utilidade pública municipal e registro como Oscip, anexamos o projeto Jogado na Mesa com a parceria da Associação Brasileira de RPG. Foi aberto um espaço de atividade recreativa e psicomotora no parque da cidade, surgiu o Projeto Caminhos do Mestre, apresentando esgrima medieval para disciplina e diversão para a comunidade.
Em 2016 continuamos a produzir livros e jogos educativos, em especial em parceria com a Fundação Cargill, estamos na produção em larga escala de um jogo de Cartas, voltado a educação alimentar. Também inauguramos nosso trabalho de atendimento terapêutico para grupos de professores.